Endereço
Rua Tadeu Milan, 1256, Sabiá, Araucária

Horário de funcionamento            Segunda à quinta: 8h às 18h
Sexta-feria: 8h às 17h

Abril Verde 2025: mais uma campanha ou uma oportunidade de mudança?

As medidas de segurança no ambiente de trabalho são obrigatórias por lei e devem ser seguidas diariamente. No entanto, sabemos que a rotina pode ser um grande desafio na hora de lembrar e aplicar tudo o que é necessário para manter a segurança.

Sim, sabemos que muitos não gostam de campanhas e as consideram algo simplesmente desnecessário. Afinal, quem gosta de frases de efeito e vídeos com os mesmos exemplos? Com certeza, você revirou os olhos só de pensar nisso (eu sei, eu também).

Mas se você leu até aqui (merece meus parabéns!) é porque ficou curioso para saber o que há de diferente nessa campanha.

E é exatamente por isso que tenho um motivo simples, mas essencial, para te convencer a embarcar nessa jornada com a gente ao longo deste mês. Leia abaixo. E depois, leia novamente.

A sua rotina é o maior problema para a sua segurança.

É isso aí! E sabe por quê?

Você sabe que precisa usar EPI, que deve seguir as normas, que precisa de autorização para iniciar determinado trabalho. Sabe que não pode transformar um balde em assento, que deve usar luvas em vez de arriscar perder os dedos. Sabe, sabe, sabe…

Mas vem cá, o quanto disso que você sabe, você realmente pratica?

As medidas de segurança no ambiente de trabalho são obrigatórias por lei e devem ser seguidas diariamente. No entanto, sabemos que a rotina pode ser um grande desafio na hora de lembrar e aplicar tudo o que é necessário para manter a segurança.

E é aí que entra a campanha de comunicação e segurança do Abril Verde, que tem como foco reforçar procedimentos necessários para o bem estar do colaborador dentro e fora da empresa. Além disso, levar uma conscientização eficaz abrangendo diversos temas. Como veremos mais adiante.

Aqui na Vertical Braz, a campanha do Abril Verde de 2025: a segurança começa com você, terá três vertentes diferentes, mas que se complementam, e são necessárias para manter a luz de alerta acesa:

  • Segurança com ancoragens: sua vida em primeiro lugar.
  • Saúde física: seu corpo é sua ferramenta.
  • Saúde mental: a base principal para a sua segurança.

Muitas vezes, caímos na falácia de acreditar que os acidentes são inerentes ao trabalho, ou seja, inevitáveis. Ou ainda, que eles podem acontecer com todos, menos conosco. Mas até que ponto essa crença leva as empresas a ignorarem a necessidade de implementar medidas efetivas de segurança e faz com que o colaborador viva alheio ao perigo no seu ambiente de trabalho?

É algo para se pensar, não é mesmo?

E se até aqui ainda não te convencemos sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho, então vamos aos dados:

Dados do Ministério do Trabalho mostram que, em 2023, foram registrados 2.888 acidentes fatais no Brasil. No mesmo ano, o sistema eSocial apontou um total de 499.955 acidentes de trabalho. 
Fonte: Hospital Ouro Branco

Segundo a plataforma Smartlab, organizada pelo Ministério Público do Trabalho e pela Organização Internacional do Trabalho, a soma da duração de cada benefício concedido permite identificar o número de dias de trabalho perdidos. Em 2022 foram registrados 17,9 milhões de dias perdidos por auxílio-doença por acidente de trabalho e 8,4 milhões de dias perdidos por aposentadoria por invalidez por acidente de trabalho no país. Entre as principais causas do elevado número de registros, está o não cumprimento das normas de segurança e saúde, a flexibilização de normas e a falta de treinamentos eficientes que apresentem a importância do cumprimento das normas de segurança. 
Fonte: SESI

Dentro do contexto da Vertical Braz, ou seja, no âmbito do trabalho em altura, precisamos considerar os seguintes dados:

Conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), cerca de 40% dos
acidentes no Brasil estão relacionados a quedas de trabalhadores em altura, isto é, em
diferença de nível.
Fonte: Revista Proteção, 2020

O trabalho em altura é líder em número de acidentes ocupacionais causados no ambiente de trabalho. Em 2022, ocorreram 48.861 acidentes por queda de altura.
Fonte: Observatório de Segurança do Trabalho

Os dados não vem para assustar, infelizmente, eles já são fatos.

O que podemos fazer agora com eles é utilizá-los como alerta para evitar comportamentos inseguros no nosso dia a dia.

Quer saber mais sobre como manter o seu dia a dia mais seguro? Então acompanhe conosco essa jornada ao longo do mês de abril, em uma campanha essencial para a sua segurança!

Em breve, traremos diversos temas para abordar e discutir. Deixe seu comentário e conte para nós o que você gostaria de ver por aqui, com base nos três principais temas acima.

Até breve e fique seguro 🙂

Gabriela Ester
Gabriela Ester

Analista de Comunicação na Vertical Braz Alpinismo Industrial

Artigos: 8

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *